Detonado Legacy of Kain: Soul Reaver 2
Parte I
SITUAÇÕES A EVITAR
Se forem aniquilados pelo primeiro Red Demon depois de terem falado com Ariel, pode não ser possível atravessarem
o pilar caído de modo a progredirem na aventura (a superfície do pilar fi ca como se estivesse escorregadia). Contudo,
se voltarem atrás e andarem sobre a ponte curvada – para de seguida retornarem ao pilar – esta área do jogo irá
voltar ao normal e, em princípio, poderão atravessá-lo.
É igualmente possível que fi quem presos atrás do portão fechado que está à frente do túmulo de William the
Just, no Sarafan Stronghold. Se por acaso passarem por este portão, não se transfi ram para o Spectral Realm.
Mantenham-se apenas no Material Realm, desloquem-se para trás do centro do portão e carreguem no botão
de acção – fi carão assim no lado correcto do portão. Se se tiverem transferido para o Spectral Realm enquanto estão
no lado errado do portão, então têm de recorrer ao último save.
Parte II
SOLUÇÃO
SARAFAN STRONGHOLD
Uma vez acabada a cutscene, prossigam para a direita e passem pelas portas duplas. Sigam pelo corredor e
derrotem os dois guardas (não se esqueçam de sugar as suas almas depois de eliminados). Isto irá erguer o portão
de modo a que possam sair pela porta no fi m do corredor. Aí, derrotem o guarda e saiam pela porta à vossa direita.
Por enquanto não poderão sair pelo portão no fi m desta passagem. Aniquilem o adversário e acedam à porta que
está mesmo em frente do sítio por onde entraram (a única saída possível por agora).
Neste largo pátio, eliminem os três adversários para erguer o portão. Atravessem-no e transfi ram-se para o Spectral
Realm – andem em frente até que Raziel passe pelas barras de ferro. Atravessem o Blue Portal nesta zona – para
recuperar energia – e sigam até ao mesmo portal de modo a voltarem ao Material Realm.
Na nova sala (parte da Cathedral of the Stronghold) estão sete inimigos que podem aniquilar, embora não seja
estritamente necessário que os derrotem a todos. Prossigam pelas portas de ferro, mesmo em frente ao sítio de onde
surgiram após a cutscene.
A sequência seguinte revelar-vos-á que Raziel pode agora utilizar o Soul Reaver sempre que desejarem – se for usado
abusivamente, irá começar a drenar a sua energia.
Saiam pela porta do lado esquerdo. Aniquilem o guarda e saiam pela porta no fi m do corredor. Derrotem os inimigos
de modo a abrirem o portão, prossigam pela escadaria em espiral
que está à esquerda e, uma vez no topo, entrem pela porta e
prossigam em frente.
THE
Saltem do rebordo e nadem para a esquerda até chegarem a um
pedaço de terra com mecanismos. Raziel irá iluminar um objecto,
que não é mais do que um checkpoint. Se forem derrotados no
Material Realm, aparecerão no checkpoint mais próximo. Subam
a rampa e activem os mecanismos, o que irá desbloquear uma
passagem subaquática à vossa esquerda. Nadem por aí até
alcançarem um pedaço de terra à esquerda – Raziel irá descobrir
obeliscos antigos, que são os save points do jogo. Gravem o vosso
progresso, voltem à água, virem à esquerda e saltem para terra.
Agora agachem-se e saltem para o planalto mais elevado. Corram
em frente e planem sobre o abismo até alcançarem o outro lado. Sigam por este trilho, destruam os inimigos,
avancem pelo rio e activem outro checkpoint. Subam as escadas que estão aí próximas, ao mesmo tempo que
eliminam adversários. Façam o mesmo para os que estão em redor do portão, activem o interruptor para levantar
as barras e prossigam por essa passagem.
THE PILLARS
Depois de terminada a cutscene, Kain desaparece. Andem por detrás dos pilares para activarem outra sequência.
Transfi ram-se para o Spectral Realm para que se abra um caminho atrás dos pilares e sigam por aí. Uma vez que
alcancem o Blue Portal, voltem ao Material Realm. Depois da cutscene, accionem o checkpoint à vossa direita e,
pouco depois, usem o Soul Reaver para abrir a antiga porta.
SUBTERRANEAN RUINS
Assim que aqui entrarem, a porta encerrar-se-á. Aniquilem os inimigos de sombra, entrem na sala nova e outra
cutscene desenrolar-se-á. À vossa frente está um save point. Mergulhem e procurem um túnel com luzes na entrada.
Quando emergirem, terão de lidar com mais criaturas de sombra. Depois, subam a rampa à esquerda, saltem sobre
a fenda e percorram o trilho até encontrarem outro poço com água. Mergulhem e sigam pela caverna iluminada até
encontrarem uma parede pela qual podem trepar (o que não será agora necessário, dado que estão a nadar).
SWAMP
Ao imergirem vão observar mais uma sequência. Activem o checkpoint
adversários, prossigam pela direita pelas pedras. A lama nesta área é algo espessa, pelo que devem enfrentar as
criaturas em terra seca. Raziel derrubará uma porta, e mais adversários virão ao vosso encontro. Prossigam por esta
zona até se depararem com outro arco, onde estará outro save point. Virem à esquerda pelo caminho largo, derrotem
os inimigos e irão observar mais uma sequência. Escalem a parede à esquerda e saltem para o outro lado. Sigam
até se depararem com as ruínas onde viram Vorador. Depois da cutscene,
utilizem o Soul Reaver para abrir a porta em frente.
DARK FORGE
As portas fechar-se-ão atrás de vocês; prossigam pelo corredor e eliminem
o guarda que está colocado em frente a uma porta com o Soul Reaver.
Apanhem o escudo que está a fl utuar e insiram-no na porta para abri-la.
Sigam pelo caminho e transfi ram Raziel para o Spectral Realm de modo
a que possa atravessar o portão, onde encontrarão um Blue Portal.
Voltem ao Material Realm, retornem ao portão que acabaram de passar
e trepem a parede à vossa esquerda. Subam as escadas e aniquilem o
adversário através do Soul Reaver. Planem até ao pilar com
uma plataforma no topo. Esta sala contém espelhos, os quais
devem virar para abrir as portas
os espelhos até abrirem a porta à direita. Prossigam por este
corredor e, ao fundo, transfi ram-se para o Spectral Realm
para passar pela grade – irão estar numa sala que tem uma
árvore com uma plataforma ao centro. Encontrem o Blue
Portal e entrem uma vez mais no Material Realm. Trepem
pelas paredes (nos extremos Norte e Sul do quarto), planem
até à plataforma e acedam ao Spectral Realm. O quarto irá
torcer-se e a plataforma onde estão irá elevar-se de modo
a que possam planar até à zona à vossa frente. Uma vez aí,
coloquem-se no Blue Portal e retornem ao Material Realm.
Utilizem o Soul Reaver para derrotar o guarda, apanhem
o escudo que está a fl utuar e usem-no para abrir a porta.
Sigam pelo corredor e usem outra vez o Soul Reaver para
abrir o tecto sobre o espelho. Agarrem e
arrastem o pilar móvel para o centro do
quarto e virem o espelho. Se tudo correr
como suposto, irão ver uma pequena
cutscene que revela a sombra causada pelo
pilar. Depois saltem para o bocado de pilar
caído à direita do espelho. Executem um
salto longo até ao topo do pilar e planem
sobre a passagem aberta. Apanhem o
pequeno espelho, desçam e sigam até
à área principal onde estão os espelhos.
Coloquem o item que apanharam no sítio
devido (semelhante ao que o segurava
quando o apanharam).
Virem agora o espelho largo até que apareça uma sala à esquerda. Irá estar um portão do lado esquerdo. Transfi ram
Raziel para o Spectral Realm, atravessem o portão, encontrem o Blue Portal, voltem ao Material Realm e escalem
a parede (que vos permite concretizar tal acção). Voltem até ao espelho pelo qual passaram depois de terem
atravessado o portão. Virem o espelho ao pé do portão, de modo a que fi que virado para o que está na sala principal.
À medida que se aproximam da saliência, irão encontrar um pilar que pode ser arrastado. Desloquem-no para o centro
e irá projectar uma sombra sobre a qual podem andar. Assim, acedam à plataforma central e utilizem o Soul Reaver
para disparar um projéctil sobre o ponto reluzente no tecto (está em cima do espelho da plataforma). Uma vez isto
feito, virem o espelho até que se abra uma passagem. Façam um salto longo e prossigam pela passagem. Desloquem
o relógio de sol para a direita até que a luz penetre pelo buraco, de modo a incidir sobre o pequeno espelho que
colocaram. O largo cristal azul na sala principal irá infl amar a forja do Soul Reaver. A sequência revelar-vos-á que
Raziel possui agora o Dark Reaver, e a vossa barra de energia irá aumentar. Agora usem o Dark Reaver na porta
atrás do protagonista e irão observar mais uma cutscene. Dirijam-se para a porta distante e aí utilizem o poder
recém-adquirido, bem como na última porta, activem o checkpoint e desfrutem do encontro entre Vorador e Raziel.
SWAMP
O objectivo agora é voltar ao Southern Lake, onde entrarão no Light Forge.
SUBTERRANEAN RUINS
Ao observarem uma sequência entre Raziel e o Elder God, signifi ca que estão no caminho certo. Podem também usar
o save point. Utilizem o Dark Reaver para abrir uma saída nesta zona.
THE PILLARS
Activem aqui o checkpoint e voltem ao lago.
SOUTHERN LAKE
Saltem para o lago e nadem até à passagem que abriram anteriormente, com os mecanismos gigantes. Entre as
quatros cataratas irão encontrar um pequeno pedaço de terra com uma porta. Usem aqui o Dark Reaver para abri-la.
LIGHT FORGE
Percorram o corredor e planem até ao altar com a chama roxa no meio do quarto. Se precisarem de recarregar o
poder do Dark Reaver, vão até ao nível do chão atrás da plataforma do altar. Coloquem-se no altar e lancem o Dark
Reaver nas chamas, o que irá activar uma ponte que acede ao outro lado do quarto. Atravessem-na e transfi ram-se
para o Spectral Realm para poderem passar pelo portão. Activem o checkpoint e retornem ao Material Realm. Usem
o Soul Reaver na porta
Spectral Realm, passem pelo portão e continuem até acharem o Blue Portal para regressarem ao Material Realm.
Voltem ao portão que acabaram de atravessar. Num dos lados do quarto está um espelho, que podem deslocar.
Afastem-no do portão de modo a desbloquear as portas que têm um sol. Prossigam neste corredor até as portas se
fecharem e aniquilem os adversários. Apanhem o espelho largo e coloquem-no
no suporte próprio. Caminhem pelo corredor e virem o espelho largo até que
abra a porta com o sol aí perto. Continuem por este caminho até chegarem a um
portão e atravessem-no no Spectral Realm. Uma curta cutscene dá-vos pistas
sobre como alcançar a saída. Subam pelos pilares até estarem sufi cientemente
altos para poderem planar e sair desta área. Sigam até ao Blue Portal – no lado esquerdo de uma longa passagem
– e retornem ao Material Realm. Regressem à sala com os pilares. Activem o Soul Reaver e recarreguem-no com o
poder Dark Reaver. Voltem até ao ponto que alcançaram quando planaram há pouco. O bloco que está na parede
entre as duas escadas pode ser deslocado. Arrastem-no para fora, subam-no e caminhem novamente pelo longo
corredor. Virem à esquerda no fi m, derrotem os guardas e usem o Dark Reaver no altar, o que irá criar uma nova
ponte. Atravessem-na e aniquilem os adversários. Agora que têm o segundo pequeno espelho desçam até ao quarto
em baixo e coloquem-no no suporte. Sigam até ao quarto principal e desloquem o espelho de modo a que interfi ra
com o outro. Dirijam-se ao corredor e planem sobre a fenda. Com o Dark Reaver abram a porta. Ficará assim resolvida
a primeira parte do puzzle da Light Forge.
Voltem até à sala principal com os pilares para abrirem o portão de Dark Reaver. Voltem pelo longo corredor
e planem sobre a fenda até à estátua que tem o símbolo do Dark Reaver. Usem este poder e observem a curta
sequência. Virem o espelho largo de modo a interferir com o outro mais pequeno do outro lado da fenda (uma curta
cutscene indicar-vos-á se estão bem alinhados). Atravessem a fenda outra vez e usem o Dark Reaver para abrir a
porta na qual o pequeno espelho está a incidir, o que irá interferir com outro destes objectos, resolvendo assim mais
uma parte do puzzle. Entrem pelo portão (o primeiro pelo qual passaram) na sala da Light Forge.
Sigam pela longa passagem até à sala onde está um Sentry Eye (onde usaram o Blue Portal e observaram um inimigo
a ser aniquilado por um raio). Com o Dark Reaver disparem um projéctil contra o seu olho (acima do símbolo do sol,
no tecto). Assim que interferirem com ele, corram de modo a agarrar o símbolo do sol. O olho voltará ao normal,
por isso saiam da sua zona de alcance o mais rapidamente possível. Se forem atingidos por um raio, voltarão ao
Spectral Realm e terão de regressar ao Material Realm, recarregar o Dark Reaver no quarto dos pilares e fazer isto
tudo novamente. Corram pelo corredor longo – com o símbolo do sol – até à sala com o Light Forge e coloquem-no
no sítio próprio para tal. Lancem o Soul Reaver de encontro ao Light Forge. Depois de passada a cutscene, fi carão com
o Light Reaver e uma barra de energia maior. Prossigam para a porta atrás de Raziel e usem o Light Reaver. Está na
altura de saírem desta área e voltarem ao Southern Lake. Passem pela porta que acabaram de abrir e pelo carregador
de Light Reaver e abram o portão com este mesmo poder. Atravessem a sala com as duas escadarias (a que tem o
altar Dark Reaver que activa a ponte) e disparem contra o símbolo acima da porta com o Light Reaver, o que abrirá
as portas
SOUTHERN LAKE
Nadem uma vez mais pela passagem subaquática (tem que ser aberta pelos mecanismos) e dêem uso ao save point
antes de entrarem na fortaleza de Moebius. Usem o Light Reaver para disparar contra o orbe cor-de-rosa sobre as
portas parcialmente submersas para que possam abri-las.
SARAFAN STRONGHOLD
Nadem até à nova entrada e, no fi m, encontrarão um
sítio para recarregar o Light Reaver do lado esquerdo e
um corredor à direita. Prossigam nesse sentido, derrotem
os inimigos e saiam pela porta. Encontrarão numerosos
adversários – têm de os eliminar a todos para abrir a
porta seguinte. Estarão de volta à catedral. Prossigam
pelos portões de ferro e surgirá uma cutscene. Sigam pela
porta à esquerda e pelo corredor até entrarem na sala
redonda com os vários murais nas paredes. Sigam pela
saída à direita e aniquilem os inimigos. Entrem no pátio
(onde começaram o jogo), defrontem mais umas quantas
criaturas e prossigam pelo corredor
seguinte destruam os dois guardas para que possam aceder à saída.
Passem pelas portas duplas à esquerda do ponto de recarga do Light
Reaver e entrem na área onde se iniciou a aventura.
TIME STREAMING DEVICE
Com o Light Reaver disparem contra o orbe cor-de-rosa acima da
porta do lado esquerdo. Passada a cutscene, Raziel irá emergir no
passado, no Time Streaming Device. Entrem pela porta e observem
a sequência. Ele activará um checkpoint e irá estar numa versão
diferente da fortaleza.
SARAFAN STRONGHOLD
Depois de derrotados os adversários, saiam pelas portas duplas, para Sul. Continuem por este caminho e saiam pelas
barras contorcidas no lado direito. As criaturas desta versão do Sarafan Stronghold são os Wraiths e existem em
ambos os mundos. Passem pela porta no fundo desta sala e acedam ao pátio. Continuem pela passagem do lado
oposto do pátio e pela porta – estarão na mesma sala redonda que tinha as pinturas dos guerreiros Sarafan nas
paredes. Sigam pela saída a Norte e derrotem os dois enormes adversários de modo a anular a barreira de energia
que bloqueia a vossa progressão. Passem pelas barras de ferro retorcidas e observarão mais uma cutscene. Sigam
pelo portão a Oeste, depois em frente pela catedral e pela porta a Oeste. Passada mais uma cutscene, saiam pela
porta à direita, destruam os três inimigos de modo a remover as barreiras verdes e nadem até ao lago.
THE SOUTHERN LAKE
É uma boa altura para usar o save point perto da entrada do Sarafan Stronghold. A partir daí, sigam para a beira do
lago, virem à esquerda e saltem para de seguida executarem um salto longo até à plataforma mais alta. Planem
e sigam o caminho, destruindo os demais adversários. Alcançarão um pilar descaído do lado direito da estrada.
Subam-no e planem até ao parapeito. Activem o checkpoint do lado direito do riacho e prossigam pela esquerda,
pelas escadas. Saltem, planem sobre a ponte partida, continuem pela trilha e abram as portas duplas.
THE PILLARS
Depois de observada a sequência, se tentarem avançar pelos pilares como fi zeram anteriormente, encontrarão um
enorme Wraith. Tenham cautela quando o enfrentarem, pois os seus golpes são extremamente fortes. Assim que
o destruírem, continuem pelo caminho e quando alcançarem o Blue Portal retornem ao Material Realm. Activem
o checkpoint do lado direito e continuem
que tem uma pintura de uma criatura que se assemelha muito a Raziel.
SUBTERRANEAN RUINS
Sigam pelo caminho, defrontem os inimigos de sombra com o Soul Reaver e hão-de chegar a uma segunda área
com pilares. Acabada a cutscene, dois enormes Wraiths irão atacar-vos. Uma vez exterminados, podem usar o save
point. Mergulhem na água onde se encontra o Elder God e localizem o túnel subaquático, assinalado por duas luzes
em cada lado. Sigam-no, acedam à superfície e continuem pela rampa à direita. Utilizem o ponto de recarga do
Dark Reaver e saltem para a água que cerca a estátua que está
mais uma vez à superfície, lutem contra a criatura de sombra e saltem novamente para a água no outro lado da
plataforma. Nadem até outro túnel, saltem e subam para a plataforma. Virem à esquerda e alcancem o parapeito
perto do cristal que brilha. Planem sobre a água até ao parapeito oposto. Sigam o curto trilho e saltem para outro
parapeito. Observem agora as chamas roxas (uma marca Dark Reaver). Saltem e planem até esse ponto e lancem o
Dark Reaver até ao altar (o buraco no chão). Atravessem a ponte que se formou e encontrarão um adversário, que
precisam de derrotar para anular a barreira verde. Continuem até à parede, escalem-na e entrem no pântano.
SWAMP
Activem o checkpoint à vossa frente. Derrotem os adversários com o Soul Reaver e examinem a porta para o Time
Streaming Device. Uma nova cutscene explicar-vos-á que o vosso objectivo é quebrar o selo que vos impede de
usar este instrumento. Sigam para a direita, sigam as pedras e encontrarão um adversário humano. Derrotem-no,
prossigam pelo arco e aniquilem os inimigos através do Soul Reaver. Mais à frente podem utilizar o save point
caso queiram. Sigam para a direita a partir deste ponto, derrotem quem se atravessar no vosso caminho, até uma
cutscene vos revelar que podem passar pelas montanhas. Trepem a parede em frente, percorram o trilho e chegarão
a um checkpoint.
USCHTENHEIM
Saltem do parapeito para a área da catarata. Destruam os cinco adversários, virem à esquerda e trepem a parede.
Percorram o caminho em frente da parede, onde têm de derrotar dois enormes inimigos para anular a barreira
azul. Sigam o trilho (que tem a chuva), entrem na caverna e eliminem os adversários. Agora tanto podem escalar
a parede de trás ou subir a rampa à esquerda até encontrarem um arco, que parece parte de um castelo. Executem
um salto longo para acederem ao topo do arco. Derrotem os dois guardas e accionem a alavanca para abrir os
portões de baixo. Passada a cutscene, Raziel irá deparar-se com um inimigo. Depois de lidarem com esta criatura,
prossigam na rua em frente; encontrarão um save point que podem utilizar. Contornem o edifício, aniquilem os
adversários, desloquem-se pela esquerda através do portão aberto e arrasem com a criatura de modo a removerem
a barreira verde. Desçam, usem o Soul Reaver para eliminá-los rapidamente, saltem para o parapeito do lado
oposto e sigam pela rampa. Deparar-se-ão com um inimigo numa plataforma larga a seguir a uma fenda. Com um
projéctil derrubem-no e planem até ao parapeito. Mesmo em frente está outro parapeito – com um inimigo com
um canhão –, mas um pouco mais abaixo; alcancem-na e derrotem-no para depois treparem a parede onde ele
estava e prossigam pelo caminho. No fi m, escalem a parede e derrotem os dois enormes inimigos para anularem
a parede azul que vos impede de progredir. Ao continuar, irão activar outro checkpoint e desenrolar-se-á outra
cutscene. Dirijam-se para a esquerda e subam para a plataforma onde está o carregador de Light Reaver. Sigam
para a plataforma até chegarem a uma parede e façam um salto longo até à próxima plataforma. Virem à esquerda
e derrotem os adversários. Trepem a parede e dois humanos – bem como dois fortes inimigos – enfrentar-vos-ão.
Uma vez aniquilados, escalem a parede e vão reparar num carregador de Dark Reaver e alguns adversários. Sigam
para a porta ao fi m, subam a escada (e activarão um checkpoint) e usem o Dark Reaver para disparar contra o Sentry
Eye sobre a porta – assim que os olhos rolarem para trás, corram e utilizem este poder para abri-la.
AIR FORGE
Depois da cutscene, subam as escadas tanto à esquerda como à direita e usem o carregador Light Reaver atrás
de qualquer uma das paredes, para alterar o Soul Reaver para Light Reaver. Andem até à plataforma do meio,
posicionem-se sobre o símbolo de Light Reaver no chão e usem este poder para lançar um projéctil na área dourada
e brilhante do pilar
pelo portão, prossigam pela curta passagem e virem à direita. Activem o checkpoint e usem o Blue Portal para
regressarem ao Material Realm. Ao prosseguirem, irão ser bloqueados por dois inimigos que se vão materializar,
sendo que têm de os destruir para anularem a barreira azul. Prossigam para a próxima sala, onde têm de destruir
os adversários para obterem o símbolo Blue Air Forge. Apanhem-no e utilizem-no para desbloquear a porta à vossa
frente. Activarão um checkpoint e encontrar-se-ão agora na sala principal do Air Forge. Desçam até ao parapeito de
baixo e procurem pela porta que tem o símbolo Soul Reaver – usem este poder para abrila,
prossigam para o seu interior e destruam os adversários
para adquirirem o próximo símbolo Blue Air Forge. Utilizemno
na porta ao fundo e sigam pelo corredor. Transfi ram
Raziel para o Spectral Realm e subam para o bloco que saiu
da parede assim que passaram para este mundo (está no
lado esquerdo do quarto, não usem o da direita a não ser
que já tenham o Light Reaver). Através deste bloco alcancem
a próxima parte desta sala. Regressem ao material Realm
pelo Blue Portal. À direita está um carregador Light Reaver e
à esquerda uma escadaria. No meio da parede deste lado da
sala está uma conduta de ar. Mantenham-se à sua frente, de
modo a que estejam a observar o lado oposto da sala; façam
um salto longo e planem nessa direcção. Encontrarão um carregador Dark Reaver e umas escadas. Em frente têm
uma conduta similar à que encontraram anteriormente, mas esta está fechada. Abram-na e usem o carregador.
Planem agora até ao outro lado com a ajuda desta conduta e subam as escadas. Disparem contra o Sentry Eye
através do Dark Reaver e alcancem o pequeno corredor à esquerda, onde está um altar com chama roxa. Usem aqui
o Dark Reaver para que surja uma ponte. Caminhem até ao meio desta ponte e planem até à esquerda (no lado onde
está o carregador Light Reaver). Abram a conduta e planem de volta até à zona do carregador Dark Reaver e subam
as escadas. Utilizem o Light Reaver para abrir a porta, subam as escadas e atravessem a ponte. Para iluminar este
quarto, usem o Light Reaver para disparar contra o pequeno ponto amarelo no tecto, o que fará que jorre sangue
do mural. Voltem à sala principal e desçam até à parte mais baixa. Prossigam pelo caminho com as duas pedras
azuis em ambos os lados da entrada e coloquem o coração azul no corpo, que está no topo do altar Blue Air, o que
activará o túnel Blue Wind. Regressem uma vez mais à área principal e escalem a parede que tem o símbolo Light
Reaver. Prossigam pelo corredor, derrotem o inimigo e usem o Light Reaver para abrir a porta. Uma vez destruídos
os adversários, irão obter o símbolo Blue Air Forge – usem-no para abrir a porta. Depois, subam pelo lado esquerdo
ou direito da estrutura. Dirijam-se até ao altar de chama roxa e materializem-se no Spectral Realm. Executem um
salto longo e planem até ao parapeito direito no lado oposto do quarto. Regressem ao Material Realm através do
Blue Portal e localizem o carregador Dark Reaver – usem-no de modo a alterar o Soul Reaver para Dark Reaver.
Planem até ao outro lado do quarto e usem este poder para activar uma ponte. Usem o carregador Light Reaver para
fi carem com este poder e atravessem a ponte. Existem alguns pilares perto desta plataforma, para os quais poderão
saltar. Voltem-se de modo a fi carem com a saída em frente (é uma sala escura com uma bola dourada que brilha no
topo), façam um salto longo e planem até lá. Com o Light Reaver disparem contra esse ponto dourado. Apanhem o
coração verde, voltem à sala principal, desçam até ao patamar inferior e prossigam pelo túnel com as gemas verdes
em ambos os lados. Sigam para o altar verde e coloquem o coração no corpo. O túnel Green Wind fi cará activo. Na
área principal usem o carregador Dark Reaver e escalem a parede que tem o símbolo deste mesmo poder. Prossigam
por esta passagem, derrotem o adversário e usem o Dark Reaver para abrir a porta. Destruam os inimigos para
obterem um símbolo Blue Air Forge, e com ele abram a porta. Escalem a parede e saltem de modo a evitar o Sentry
Eye. Virem para o lado esquerdo e utilizem o Dark Reaver no altar de chama roxa. Corram rapidamente pela ponte,
já que esta não dura muito tempo. Puxem o bloco que está inserido na parede e, assim que a ponte desaparecer, ele
irá cair. Desloquem-no até que esteja contra a parede frontal da sala, ao centro (oposto ao Sentry Eye). Se tiverem
difi culdades em encontrar este sítio, procurem por um símbolo Dark Reaver num portão. Usem este poder para
abri-lo, coloquem-se em frente do carregador Light Reaver no interior, e com o Dark Reaver atinjam o Sentry Eye.
Usem o carregador para fi carem com o Light Reaver. Sejam céleres para passarem por este adversário, dirijam-se
para a esquerda ou para a direita e subam para os pilares nesta parede. Coloquem-se de modo a fi carem virados para
a saída, executem um salto longo e planem até lá. Disparem contra o ponto amarelo brilhante com o Light Reaver.
Apanhem o coração laranja, corram para fora desta sala e regressem à sala principal. Aqui, desçam e prossigam pela
zona que tem duas gemas cor-de-laranja na porta. Subam o altar e coloquem o coração laranja no corpo (activarão o
túnel laranja). Voltem à área principal, saltem e planem. Mantenham-se a planar e as correntes de vento levar-vos-ão
para o topo. Aterrem na cobra gigante e observem as estátuas, uma com um orbe amarelo e a outra
com um roxo. Se tiverem o Light Reaver, usem-no para disparar contra
o amarela primeiro (se tiverem o Dark Reaver, então disparem contra
a roxa). Desçam e mudem de Reaver. Planem até ao topo e disparem
contra o orbe que falta. O Air Forge fi cará activo. Coloquem o Soul
Reaver na forja e ganharão o Air Reaver. Desloquem-se até à porta que
se fechou durante a cutscene (directamente atrás de Raziel). O círculo
largo ao fundo que está rodeado por outros três mais pequenos
constitui os altares de ar. Lancem o Air Reaver contra o centro para
activar uma corrente. Planem e irão encontrar um cano redondo ao
pé da porta. Aterrem aqui e andem sobre ele. Desçam do outro lado.
Prossigam pela passagem para activar o próximo checkpoint. Assim que
alcançarem a porta que está partida, usem o Air Reaver para disparar
um projéctil de modo a destrui-la. Passem pela abertura, desçam até ao
patamar inferior e usem o Soul Reaver para abrirem a porta em frente.
USCHTENHEIM
Estão de volta a Uschtenheim. Deparar-se-ão com um portão fechado; executem um salto longo sobre a parede,
derrotem os guardas e abram-no através da alavanca. Se quiserem, usem o save point e prossigam até ao portão
por onde entraram neste cenário. Accionem a alavanca do lado esquerdo para abri-lo. Dirijam-se agora até ao Time
Streaming Device no pântano.
SWAMP
Sigam em frente até alcançarem o save point. Passem pelos arcos e continuem pelo caminho até activarem um
checkpoint. À direita está a porta do Time Streaming Device. Com o Air Reaver disparem um projéctil de modo a
destrui-la. Coloquem o Air Reaver no altar para activá-lo, e irá surgir uma corrente de ar. Usem-na para alcançar o poço
em frente ao altar. Sigam o caminho circular e passem pelas portas.
TIME STREAMING DEVICE
Aproximem-se do orbe roxo e activem-no (carreguem no botão para tal) e uma cutscene desenrolar-se-á. Saiam pelas
portas, sigam o caminho circular, desçam e trepem pela parede para alcançarem um parapeito. Passem pelas portas.
SWAMP
Voltem ao pântano até observarem uma cutscene. Depois, sigam para a direita até uma parede. Procurem o altar Air
Reaver e com este mesmo poder accionem-no. Usem a corrente de ar para alcançar o parapeito e atravessem a abertura
na parede. Destruam os Sarafan Warriors com o Soul Reaver e trepem pela parede que vai dar ao lado direito desta sala.
Encontrarão novamente estes inimigos. Na sala larga estão três adversários que usam magia e outros três com armas.
Usem o Soul Reaver para destruir os que usam magia em primeiro lugar para lidarem depois com os restantes. De
seguida, tanto podem percorrer o caminho da esquerda como trepar a parede nos fundos para alcançar os portões.
USCHTENHEIM
Façam um salto longo no arco em frente, eliminem o guarda e accionem a alavanca para abrirem o portão. Prossigam
para o lado oposto da cidade. Quando alcançarem o portão, utilizem a alavanca. Continuem até chegarem a uma sala
larga com quatro inimigos. Aniquilem-nos, executem um salto longo até ao parapeito a Noroeste e trepem a parede.
Sigam o caminho, escalem a parede ao fi m, activem o save point e observem a cutscene. Saltem até ao lago congelado e
transfi ram Raziel para o Spectral Realm. Desçam por um dos buracos no gelo e sigam para Norte até se depararem com
um túnel. Saltem para ele e regressem ao Material Realm através do Blue Portal. Nadem até ao fi m do túnel e saiam de
dentro de água.
JANOS AUDRON’S RETREAT
Dirijam-se até ao centro desta área; irão reparar num Sentry Eye a guardar qualquer coisa à vossa frente. Evitem-no
e sigam para a esquerda para activar o checkpoint. Subam a rampa, continuem pelo caminho, alcancem a plataforma
ao centro e planem até ao carregador Air Reaver para usá-lo. Retornem à plataforma central e sigam pelo caminho
coberto por neve. Utilizem o Air Reaver para disparar um projéctil de modo a destruir a parede rachada. Desçam até
ao lago congelado e sigam para a esquerda. Subam para o parapeito, usem o Soul Reaver para derrotar os dois Sarafan
Warriors e depois utilizem o Air Reaver para activar o altar no chão.
Planem até à plataforma seguinte, destruam o inimigo e utilizem
o carregador Dark Reaver. Planem de volta ao lago e entrem
novamente na passagem da qual emergiram. Voltem ao centro
da sala e disparem contra o Sentry Eye com o Dark Reaver. Corram
em frente, agarrem a urna e regressem uma vez mais à zona
central. Com a urna, recolham algum sangue; sigam pela rampa e
percorram o caminho até ao centro do patamar superior. Derramem
o sangue sobre a poça que aí está, o que causará o aparecimento
de uma rampa. Desçam-na e usem o carregador Light Reaver.
Desloquem-se pela rampa ao lado do carregador e virem à direita.
Saltem sobre o fosso e planem até à plataforma. Dirijam-se até
uma porta que tem uma cara e um círculo vermelho. Virem-se
para a esquerda e procurem dois ícones cor-de-rosa suspensos nas
correntes. Desloquem-se até os alinharem e depois disparem contra
eles com o Light Reaver. Se tudo correr como o previsto (e se os
tiverem alinhado correctamente) irão observar uma curta cutscene
e a ponte irá cair. Atravessem-na e aniquilem o inimigo para
obterem o Red Shield. Usem-no na porta, voltem para trás pela
ponte e virem à direita na primeira intersecção. Procurem uma urna perto da parede, apanhem-na e encham-na
com sangue de uma poça aí perto. Retornem até à porta que abriram com o Red Shield e utilizem a urna para encher o
poço vazio. Sigam para a esquerda e usem o carregador Air Reaver. Regressem até ao poço que acabaram de encher e
subam as escadas
até ao patamar inferior, activem o altar Air Reaver e utilizem o carregador Light Reaver. Pela corrente de ar alcancem a
zona superior e passem pela primeira porta que destruíram. Coloquem-se à esquerda da vedação de metal e procurem
os dois orbes cor-de-rosa nas correntes. Alinhem-nos e disparem contra eles com o Light Reaver para activar a próxima
ponte. Peguem numa urna, regressem ao último poço de sangue que encheram, recolham sangue, atravessem a ponte
que agora criaram e encham o poço que aí está. Atravessem a nova ponte e usem o carregador Dark Reaver. Voltem
para trás, passem pela poça de sangue e pela ponte até chegarem à intersecção. Virem à direita e disparem contra o
Sentry Eye com o Dark Reaver. Corram por ele, eliminem o adversário, apanhem o Red Shield e voltem para trás antes
que o olho volte ao normal (caso isso aconteça, saltem para o nível do chão antes que ele vos atinja). De qualquer
forma, voltem à porta vermelha selada – no segundo andar, para a direita, antes do Sentry Eye – e usem aí o escudo.
Nesta nova sala está outro poço vazio, por isso encontrem uma urna, encham-na com sangue a partir do último poço
que criaram e voltem a esta sala para enchê-lo. Regressem ao carregador Air Reaver, utilizem-no e activem o altar
Air Reaver aí perto. Com a corrente de ar acedam ao segundo piso (vão aterrar na poça de sangue que acabaram de
criar). Subam as escadas, andem um pouco, virem à direita e procurem um disco dourado com o símbolo Air Reaver;
usem este poder para destrui-lo, desçam até ao nível do chão e utilizem o carregador Light Reaver. Usem os altares
para voltarem ao patamar superior e disparem contra os dois orbes cor-de-rosa que estavam atrás do disco de ouro
(certifi quem-se que os orbes estão alinhados).Virem à esquerda e prossigam neste corredor até se depararem com uma
porta com um Red Shield. Sigam para a direita e depois para a esquerda. Encontrarão uma ponte em ruínas, à qual falta
a parte do meio; façam um salto longo e planem sobre ela. Virem à esquerda e eliminem o adversário com o Red Shield.
Virem de novo à esquerda até à porta e abram-na com o escudo. Voltem ao quarto onde lutaram contra o inimigo
que tinha o Red Shield, prossigam por este corredor, virem à direita e procurem os dois orbes cor-de-rosa suspensos,
um dos quais está a baloiçar. Disparem contra eles com o Light Reaver – façam isto na altura certa, quando estiverem
alinhados – e irá surgir uma ponte. Regressem à área onde subiram as escadas até ao terceiro piso. Sigam pelo outro
corredor e encontrarão uma porta vermelha. Virem para a esquerda e planem para o parapeito. Derrotem o inimigo,
apanhem o Red Shield e abram a porta, onde está um poço vazio. Encontrem uma urna, encham-na de sangue a partir
da última poça que criaram e derramem-no nesta poça vazia. Depois, encontrem outra urna, encham-na nesta última
poça e atravessem a ponte que surgiu. Sigam o caminho até alcançarem o próximo poço vazio. Subam as escadas
recém-formadas e usem o Light Reaver para abrir a porta.
FIRE FORGE
Desçam e procurem a tocha no fundo da sala. Apanhem-na e ateiem-na na chama que está perto. A sala começará a
inundar-se com sangue. Plataformas fl utuantes irão surgir do chão. Planem por entre as plataformas até alcançarem
o caldeirão com a madeira. Acendam-no e surgirá o carregador Light Reaver, bem como três altares Air Reaver.
Alcancem-nos e usem-nos. Agora, com o Light Reaver, disparem contra o largo cristal cor-de-rosa no tecto, o que
causará a drenagem do sangue. Desçam e utilizem o carregador Air Reaver do chão, antes que o sangue apareça
novamente. Quando tal acontecer, escolham qualquer um dos três altares e usem o Air Reaver contra ele (a melhor
escolha será o que está mais longe da chama que acenderam). Depois da cutscene haverá três pilares com correntes,
a diferentes alturas. Usem-nos para planarem até ao próximo caldeirão, apanhem uma tocha e voltem para trás para
planar pelas correntes de ar (se tocarem no sangue, perderão a tocha). Acendam-na na chama, voltem para cima e
acendam o caldeirão. Se quiserem, podem agora nadar pela sala; é possível alcançar a Fire Forge, mas ainda não está
activa. À sua direita está um save point. Sigam para o lado oposto da sala (que tem um caldeirão) e certifi quem-se que
têm o Light Reaver. Disparem contra o largo cristal cor-de-rosa no tecto para drenar o sangue e rapidamente peguem
numa tocha e acendam-na. Utilizem as correntes de ar para planar pela sala e alcançar a Fire Forge. Desloquem-se até
ao seu centro e usem a tocha acesa para activá-la. Coloquem o Soul Reaver na forja e irão obter o Fire Reaver. Sigam
pelo corredor à esquerda da Fire Forge e abram a porta ao utilizarem esta nova habilidade.
USCHTENHEIM
O vosso objectivo agora é dirigirem-se ao Sarafan Stronghold nesta era, reclamar o coração de Janos Audron e o Soul
Reaver e devolvê-lo ao seu corpo. Prossigam até ao lago congelado e encontrarão dois enormes inimigos vindos do
futuro. Derrotem-nos, observem as cutscenes à medida que percorrem Uschtenheim e usem, caso queiram, o save
point, antes de entrarem no pântano.
SWAMP
Saltem da parede e aniquilem os inimigos. Está um save point à esquerda. Atravessem este cenário e observem uma vez
mais as várias sequências.
SUBTERRANEAN RUINS
Nesta versão das ruínas a água desapareceu, pelo que têm agora de andar em vez de nadar. Alcancem a sala com a
estátua, derrotem os adversários e procurem o carregador Air Reaver que está numa das paredes. Usem-no e depois
activem o altar Air Reaver no meio da sala. Planem até ao parapeito no topo da estátua e trepem a parede. Virem à
direita, executem um salto longo e planem até ao parapeito
ao parapeito, depois virem à esquerda outra vez e acedam ao parapeito fi nal. Saltem para o outro, entrem na sala
e escalem a parede perto do lado esquerdo. Sigam este caminho, dirijam-se para a esquerda, percorram a rampa e
deverão encontrar uma zona com água. Nadem até entrarem na câmara do Elder God. Se quiserem, usem o save point.
Planem sobre a água, continuem pelo caminho e abram a larga porta com o Soul Reaver.
THE PILLARS
Prossigam até aos pilares onde terão de enfrentar três fortes demónios. Depois subam a escada em frente e abram a
porta dupla.
THE SOUTHERN LAKE
Derrotem os inimigos com que se cruzarem e desçam até ao lago congelado. Está um save point à direita. Procurem
pelo carregador Fire Reaver no lado oposto do lago. Utilizem-no e voltem até às portas largas, perto do caminho para o
save point. Usem o altar Fire Reaver e, passada a cutscene, parte do gelo do lago terá derretido de modo a que possam
abrir as portas. Precisam agora do Light Reaver. Sigam para Nordeste até verem o carregador num penhasco. Saltem
para o parapeito mais baixo e depois por todos os outros até o alcançarem (podem, como alternativa, executar um salto
longo a partir de um ponto específi co). Utilizem-no e voltem às portas larga. Usem o Light Reaver para disparar contra o
orbe cor-de-rosa de modo a abri-las. Saltem para a água e nadem até à fortaleza.
SARAFAN STRONGHOLOD
Evitem as adversárias femininas ao nadarem submersos. No fi nal do
caminho, saltem para a direita e sigam o corredor. Entrem na porta e
terão de enfrentar três inimigos para erguer o portão que bloqueia a
saída. Prossigam por esse corredor, saiam pela porta na parede esquerda
e irão assistir a uma cutscene. Se quiserem assistir a uma sequência de
bónus, tentem largar o Soul Reaver; para outra, pressionem Select. Saiam
e vão ter de lutar contra Malchiah e Zephon. A vossa energia não diminuirá
mesmo que sejam atingidos, como revelará a cutscene seguinte. Encontrem
a saída e derrotem Dumah e Rahab e, a seguir, Turel. Depois da batalha,
prossigam até uma sala redonda onde enfrentarão o último Sarafan Warrior,
o próprio Raziel. A sequência que se segue é a final.
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